quinta-feira, 3 de maio de 2012

Home Studio

Dicas de Home Studio


Hoje em dia é cada vez mais comum vermos músicos com seus próprios home studios. Mesmo que não se tenha qualquer pretensão financeira, é legal podermos ter a praticidade de registrar idéias em nossa própria casa. Pense naquele riff bacana que você acabou de criar e numa pausa pro café a inspiração vai embora e você acaba esquecendo o que fez. Ou aquela sua composição que a muito tempo esta guardada na gaveta e agora você resolveu chamar uma cantora pra botar uns vocais.
Em trabalhos profissionais, um home studio também é muito útil. Um produtor por exemplo, pode fazer toda pré-produção de um álbum em casa, e depois levar as demos pra um estúdio maior com mais opções e equipamentos pra finalizar o trabalho, ou derrepente, finalizar todo o projeto em casa mesmo. Muitos discos famosos foram feitos assim!! Pra sitar um: O disco de estréia da cantora Alanis Morissette Jagged Little Pill, é considerado o álbum de estréia mais vendido ao redor do mundo. Segundo Glen Ballard, Produtor do Álbum, em entrevista à revista Virtual Studio de dezembro de 2003, cerca de 75 por cento do CD foi produzido no seu Home Studio. “É, com certeza, uma situação profissional, mas não é um estúdio comercial”, diz ele. Cada música foi gerada ali e tudo foi criado naquele ambiente, só pelos dois. A adição da bateria e a gravação dos outros músicos ocorreram quase numa etapa de pós-produção.


Os Equipamentos


Hoje em dia com as facilidades de compra de equipamentos, e de comprar/baixar softwares de gravação e plugins, a coisa ficou mais fácil. Antes os equipamentos custavam uma fortuna, coisa pra gravadoras bilhonarias. (Muitos equipamentos analógicos ainda continuam custando um "rim") Mais é possível conseguir resultados profissionais com equipamentos mais modestos.

Primeiro é preciso definir a proposta do home studio, se a finalidade é gravar algumas demos, registrar composições próprias, trabalhar com pré-produção e etc... Não há a necessidade de se ter vários periféricos externos, como compressores por exemplo. Um bom PC com uma DAW (Digital audio workstation, que é o software multipista), alguns plugins e instrumentos virtuais, uma boa placa de audio semi-profissional, um ou dois microfones que podem ser dinâmicos, mais um bom fone, Já dão conta do recado.

Com esse equipamento básico já é possível conseguir resultados ótimos e de qualidade profissional. Algumas pessoas usam a placa on-boar e o microfone do PC pra fazer gravações, não é a situação ideal, então não se pode esperar muita qualidade do material gravado. A placa de som do PC é própria pra reproduzir o audio interno do PC, mp3, algum CD inserido no PC e etc... Seu conversor AD/DA não é nada profissional, sendo assim o audio já entra ruim no HD, e há pouca ou nem uma opção de melhorar o audio gravado.
O microfone do PC foi feito exclusivamente pra captar voz numa situação de dialogo, ou seja, ele usa basicamente a mesma configuração de um microfone de telefone. Esse tipo de microfone, tem a região próxima de 3KHz mais sensível, pois essa região de frequências é muito sensível ao ouvido humano, e é onde se encontra a clareza e nitidez da voz. Em compensação as outras regiões do espectro de frequências são desprezadas por esse tipo de microfone, pra que a pessoa do outro lado entenda perfeitamente o que você diz. Por esses motivos, quem procura o minimo de qualidade não deve usar esse tipo de equipamento pra esse fim.

Partindo de um equipamento básico, você pode ir melhorando seu Home. Podemos acrescentar um pré de microfone valvulado, um ou dois microfones condensadores pra gravar vozes e instrumentos acústicos, (para os guitarristas, o bom e velho Sm57 ainda continua sendo uma ótima opção pra registrar guitarras, ainda mais guitarras distorcidas) um controlador midi (Qualquer teclado capaz de enviar e receber informações midi serve). E um par de monitores de estúdio. Não precisa ser necessariamente o mais caro, mais é legal ser bem fiel e o mais flat possível.

Outra coisa sobre monitores, é que eles precisam se adequar ao ambiente, não adianta ter um par de monitores super potentes pra tocar no seu quarto sem tratamento acústico nem um, você vai sofrer com ressonacias vindas de todos os lados de sua sala, e não vai ter uma resposta plana de frequências. Então é melhor ter um par pequeno pra se trabalhar com eles num campo mais próximo de você e em volume mais baixo.

Você pode optar por uma placa de audio de melhor qualidade também. Algumas  placas já vem com prés de microfones, não são valvulados, mais já quebram um galho, e tem também um conversor AD/DA de melhor qualidade. Uma dica sobre placas de audio é que se você vai captar no máximo dois ou tres instrumentos simultâneos não há necessidade de se ter uma placa cheia de canais com pré.


A acústica


Já que estamos falamos de home studio básico, não da pra esperar uma acústica perfeita, bem projetada e com uma reverberação controlada. Esse tipo de projeto exige profissionais capacitados envolvidos no trabalho, coisa que não é barata, e muitas das vezes é preciso refazer toda a sala, ou fazer uma boa reforma, que pode ficar fora do orçamento de muita gente. Eu penso assim: Se você não vai trabalhar comercialmente em seu home, ou nem tem certeza se vai morar por muito tempo na mesma residência, não compensa um investimento tão alto em projeto de acústica, a não ser que você seja um daqueles caras que estão nadando em dinheiro, e gastam grana por prazer.

A boa noticia, é que você consegue melhorar o ambiente onde você grava, e pode tranquilamente adaptar ele pra ser utilizado em gravações. Você pode trabalhar a acústica do seu quarto ou sala, com os próprios moveis. Claro!!! Não vai ter o som de sala de um estúdio profissional, mais quebra um galho. Muita gente acha que o local em que se grava precisa ser seco, sem reverberação alguma, não é bem assim, uma sala tratada não é uma sala morta, isso é uma câmara anecóica, que é projetada pra conter tanto ondas sonoras quanto eletro magnéticas, usada pra testes.

Salas de gravação tem a reverberação controlada, mais ainda assim tem uma certa sonoridade. Uma sala bem projetada enriquece o som do instrumento tocado ali, acrescentando harmônicos ao som. Quando você assiste à um conserto numa sala própria pra isso, a sala enriquece o som da orquestra. Um violino por exemplo, vai soar muito maior tocado numa sala de concerto, do que na sala da sua casa.
Pense nas baterias do John Bonham nos álbuns do Led Zeppelin, ou nas baterias do Lars Ulrich no álbum preto do Metallica, soam grandes porque foram escolhidas salas com uma ótima acústica, pra que o instrumento pudesse soar maior, mais rico.

O que você pode fazer é rearranjar os movei de seu quarto ou sala, pra que eles ajudem a melhorar o som do ambiente. Em um quarto por exemplo, você tem objetos que refletem e objetos que absorvem as ondas sonoras, você pode usar isso a seu favor. Bote objetos absorvedores nos cantos das paredes pra fazer uma armadilha de graves, e quebrar um pouco do paralelismo das paredes, (se o seu quarto é em formato de cubo, ou seja, todas as parededes tem praticamente a mesma medida, é mais recomendável ainda) e reduzir ondas estacionarias que se encontram ali, que geralmente são os principais problemas em salas não tratadas. Use um tapete grosso não chão, pra eliminar reflexões vindas dali, escolha um canto do quarto onde o som é melhor (faça experiências), Forre a parede atras do c
 antor com edredom. Use difusores!!! Um difusor tem a função de espalhar as ondas sonoras por toda a sala. Você pode fazer isso!!! Abra a portas do guarda-roupas, use uma estante com livros na parede oposta onde você costuma gravar. Como disse, essas dicas não vão fazer seu quarto soar como uma sala de estúdio profissional, bem tratada e tudo mais, mais podem melhorar muito o som ambiente.

Não sou especialista em acústica, esse tema é complexo, e muito extenso. Quem quiser dar uma pesquisada no assunto tem bastante material na net.


Alguns conselhos práticos


Se você não tem um lugar legal pra registrar uma bateria acústica, e nem um instrumento descente (Quando digo instrumento descente, falo de uma bateria com um timbre bom, com peles novas e um jogo de pratos que tenham um ótimo timbre). é melhor investir em instrumentos virtuais, você vai ter mais controle da sonoridade geral e vai soar mais profissional.

Alguns exemplos de instrumentos virtuais de bateria:  Fxpansion BFD ,  XLN Audio Addctive Drums, e o Toontrack EZ Drummer. Só pra citar alguns, você pode se surpreender com a qualidade desses VST'is.

O mesmo vale pra guitarra!!! Se você não tem um bom amplificador, com um som bacana, tem pouco ou nem um conhecimento sobre microfonação, nem um bom microfone pra essa finalidade, é melhor usar um simulador de amplificador. O timbre de guitarra é muito mais complexo do que botar um microfone na frente de um amplificador. Muitos discos famosos são gravados usando esse recurso, você pode se surpreender com a qualidade desses plugins, se você não tiver preconceito pode descobrir um mundo novo de timbres.

Alguns exemplos de simuladores mais famosos.


Em plugins: Amplitube da Ik Multimedia, o Guitar Rig da native instruments, são os mais famosos.

Em hardware: toda linha Pod da line6, a linha V-amp da Behringer, mais as pedaleiras da linha GT da Boss. São alguns dos mais conhecidos. Tem outros também, e até plugins free pela net.

Pra captação de voz e instrumentos acústicos tipo violão, o melhor é usar um bom microfone condensador, pois são mais sensíveis, e captam mais detalhes, mais se sua sala é problemática, o melhor mesmo é usar um dinâmico, daqueles de mão mesmo. Esses microfones sofrem pouca influencia do ambiente. Se você mora de frente pra uma avenida movimentada não adianta usar um microfone condenser que você vai captar o caminhão de lixo que passa na rua, o papagaio do vizinho, as crianças soltando pipa. É bom ter bom senso na hora da escolha.

Pra captar violão por exemplo, você pode optar por um misto de linha e microfone, na hora que for mixar, você mistura os dois canais. É uma alternativa legal pois, você tem o track que vem da linha que é mais comprimido e mais definido, e um track microfonado que pega mais da sonoridade natural do instrumento. Misturando os dois você pode conseguir um som bem legal de violão.
Enfim, minha idéia aqui é dar algumas dicas pra quem grava em casa, talvez posso ser limitado em algumas informações, pois também estou engatinhando no assunto. Mais o que eu poder ajudar, vou postando aqui. Quem tiver alguma duvida ou mais informações, deixe um comentário.

Um abraço a todos.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  ©Meu Timbre - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo