segunda-feira, 10 de março de 2014

Equalizando - E os médios???

E os médios???


    Bom, já falamos dos graves e agudos e seus efeitos no som, aqui. Das três bandas de frequência mais comuns em amplificadores de guitarra ficou faltando os médios. Deixei pra falar dessa banda de frequência agora exatamente por que essa frequências são responsáveis por moldar não só o timbre da guitarra, mas também da grande maioria dos instrumentos.



Podemos dividir as frequências médias em:

Médios-graves:

São responsáveis pela região de corpo. A caixa de bateria quando aumentamos em 240 hertz fica bem encorpada, o mesmo acontece com a guitarra, ou a voz. Mas essa faixa de frequência é problemática, pois as fundamentais de vários instrumentos estão presentes ali e sua mixagem pode soar bem embolada se você aumentar os médios graves de vários instrumentos. É também a região que sobra quando um timbre esta abafado.

Médios agudos.

São responsáveis pela definição, e clareza. O problema aqui é que, se você exagerar, o timbre pode ficar
desde muito nasal até áspero e irritante, principalmente em volume alto.

Claro, um amplificador de guitarra não tem divisão de médios, muito menos médios paramétricos pra você escolher a frequência exata onde mexer. 

Mas é aí que esta a diversão

cada amplificador é setado num lugar, cada amplificador tem sua voz, e seu controle de médios são configurados de forma diferente em cada modelo, os fender por exemplo vão mais pro médio graves, os marshall são médios agudos, os mesa-boogie são anasalados. É preciso saber escolher o amplificador certo e que mais te agrade e combine com seu som.

Obs.: Alguns amplificadores tem um controle que se chama Contour. Com esse controle você consegue escolher em qual faixa de médios trabalhar. Médios-agudos ou Médios-graves.

Vamos entender um pouco onde a guitarra se situa.

A bateria é um bom exemplo de instrumento onde você consegue ouvir desde frequências sub-graves (Bumbo) até frequências super agudas (Pratos). O piano também é um bom exemplo, as notas na extrema esquerda são os sub-graves e as notas na extrema direita são os super-agudos, o que tem no meio do piano são as notas da região média.

Notas?

Isso mesmo!!! Notas!!!

Cada nota que você toca em seu instrumento equivale a uma determinada frequência.

A quinta corda (A) na guitarra ou violão por exemplo, em afinação padrão equivale a frequência de 110 hertz, logo sua oitava acima, nota (A) segunda casa,terceira corda equivale a 220 hetz.
A nota (A) da quinta casa primeira corda, equivale a 440 hertz. Isso mesmo, é onde o afinador é calibrado. O som do telefone quando ocupado reproduz também essa frequência.

Voltando.

A guitarra, assim como a grande maioria dos instrumentos reproduz notas na região dos médios, um contra-baixo (em afinação padrão) reproduz notas uma oitava abaixo da guitarra, ou seja, achar que você vai conseguir o peso e o corpo do contra-baixo numa guitarra em afinação padrão com cordas 0.09 é uma imensa viajem.

Mesmo em uma guitarra de 24 trastes tocando a ultima nota na ultima casa da primeira corda (perto do captador do braço) pode-se dizer que ainda assim estamos na região dos médios.

Já no outro extremo, sexta corda solta nota (E), embora possamos dizer que é uma frequência que faz parte da região grave, ainda assim é muito pouco pra afirmarmos que a guitarra é um instrumento que trabalha na região grave, inclusive em varias mixes é muito comum cortarmos o grave de guitarras e violões pra abrirmos espaço para o bumbo e baixo trabalharem. Cortes entre 100 e 200 hertz, (as vezes até mais do que isso) são muito comuns, exatamente por essas frequências não mudarem muita coisa na característica e no timbre do instrumento.

Ou seja, na maior parte do tempo você estará tocando notas na região dos médios


Acostume-se a pensar nos konbs de frequências do equalizador como volumes.


Se você usar um equalizador pra cortar  a frequência de 110 hertz em um riff por exemplo, vai perceber que todas as notas tocadas na quinta corda ficaram com um volume mais baixo.

Uma outra coisa importante sobre os médios.

Frequências graves não são direcionais, elas se espalham pelo ambiente. já os agudos são direcionais, eles viajam em linha reta saindo do falante até encontrar um obstaculo onde eles são absorvidos ou refletidos. Quanto mais agudo o som mais direcional ele é, e quanto mais grave mais ele se espalha pelo ambiente.

Veja bem, essas informações são extremamente importantes.

Falantes de guitarra não são full-range, (não reproduzem todas as frequências) eles são projetados pra reproduzir frequências na região dos médios, ou seja, frequências direcionais. Quanto mais apontado pro seu ouvido o falante do amplificador estiver, melhor você vai ouvir a guitarra.

Vejo pessoas tocando com um combo, no chão apontando para suas pernas, muito provavelmente desse jeito você vai ouvir um som abafado e sem definição, pois os agudos vão se perder no ambiente antes que possam chegar aos seus ouvidos.

Essa direcionalidade também é importante pra definirmos de onde vem o som.

Imagine o carro de churros com uma caixa de sub-graves anunciando:


 "Churros deliciosos recheados com doce de leite e cobertos com chocolates..."

 Você vai precisar estar perto do carro pra entender o que o cara quer dizer, já com falantes que reproduzem bem os médios se o carro de churros estiver no outro quarteirão, mesmo sem ver você será capaz de saber de onde vem o som e saberá onde o carro está.

Por isso, quando você precisar de definição pense nos médios e nos agudos. Quando sua guitarra estiver perdida no meio da mix, pense nos médios.

Lembra do Tubescreamer do primeiro artigo da série??? Agora você vai passar a adora-lo.


Pra ajudar a entender separei alguns áudios.

Nesse primeiro a versão completa, use-a pra comparar com as outras





Nesse segundo áudio, temos um corte de médios. Perceba como a guitarra do riff principal fica pra traz e perdida no fundo da mix, e perde definição.





Nesse terceiro já é o o outro extremo, médios sobrando. Note como a guitarra passa a ocupar muito espaço mascarando outros instrumentos e sujando muito a mix.




Bom espero que tenha ajudado, aguarde o artigo final onde junto todas essas informações e dou algumas dicas e exemplos práticos

Um abraço a todos.












  

2 comentários:

Unknown disse...

Excelente post , muito obrigada! Esclareceu muitas dúvidas. Deus te abençoe.

Unknown disse...

Que bom que ajudou Jessica!!!!

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  ©Meu Timbre - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo