terça-feira, 14 de abril de 2015

Ligando a guitarra no computador (Forma genérica)

Idéias pra ligar sua guitarra no computador


A melhor maneira de ligar a guitarra no computador é usando uma placa de áudio digital, pois ela possui um conversor A/D, D/A (Analógico/Digital, Digital/Analógico).

Por que usar um conversor?

O sinal de sua guitarra é analógico, para que você possa trabalhar em um ambiente digital como no computador, você precisa converter esse sinal. A Interface de áudio faz esse serviço no ambiente esterno e manda pra dentro do computador. O contrário também acontece; pra você ouvir musicas que estão dentro do seu computador é preciso que o sinal seja convertido de digital para analógico, e assim ser reproduzido por alto-falantes.



Porque uma interface externa??

O conversor interno de sua placa on board não é uma boa opção para converter de analógico pra digital, (A/D) ele trabalha melhor convertendo arquivos digitais pra analógicos (D/A); ou seja, foi feito basicamente pra que você possa ouvir as musicas que estão no seu computador (ambiente digital).

Tenho que gastar uma grana alta numa interface digital pra poder gravar minhas musicas no computador??

Depende... Qual seu objetivo??

Ter um pequeno Home Studio e fazer gravações de qualidade profissionais, ou semi-profissionais???
Ou apenas gravar alguns takes por diversão e quem sabe postar em algum site do tipo youtube, facebook, soundcloud???

Para  primeira opção sim, você vai precisar ter uma interface de áudio digital própria, pois o conversor nesse caso é muito importante. A boa noticia é que  não é precisa vender um Rim pra comprar uma boa interface de áudio; existem boas opções no mercado que possuem um bom conversor, e ainda uma ou duas entradas pré amplificadas.

Para segunda opção (Que é o objetivo desse artigo) Você pode usar a própria placa on-board do seu computador, só será preciso alguns cuidados. Lembrando que essa não é a melhor opção pra quem busca resultados profissionais.

ideias para ligar sua guitarra no Computador
Adaptador P10/P2
Adaptadores.

Como o computador não foi feito pra você ligar seu instrumento, você vai precisar de um adaptador P10/P2 pois o computador não tem uma entrada P10.


Pré amplificador e impedância.

Não vou explicar aqui o que é impedância,pois isso pode tomar algum tempo, mas saiba que isso interfere diretamente no seu som principalmente quem gosta de ligar aparelhos entre a guitarra e o amplificador como pedais de efeito por exemplo.

O que você precisa saber (De uma forma bem genérica) é que a entrada de som da sua placa on-board é de baixa impedância e sua guitarra tem uma alta impedância de saída; é preciso combinar entrada de um com saída de outro, para que não se tenha perda de timbre, nem de sinal.

Direct Box

Uma D.I. ou direct box é usada pra casar impedâncias; essas caixinhas tem uma entrada de alta impedância e uma saída de baixa impedância. O problema aqui é que uma direct box vai custar alguma grana, embora você possa encontrar alguns modelos mais em conta.

Como a ideia do artigo é trabalhar com o que temos em casa e gastar o minimo possível, vamos as alternativas.

Você pode usar a saída de linha do seu amplificador de guitarra, ou line out. A vantagem é que seu amplificador vai funcionar como pré amp, tem a opção de equalizar e dar mais ganho antes de entrar no computador.

Hoje em dia qualquer pedaleira digital vem com uma seção de pré amp com simulação de falantes e tudo, essa também seria uma boa opção pois geralmente existe alguma forma de mudar a impedância de saída do aparelho.

Outra opção seria usar algum pedal de guitarra, desde que o mesmo seja alimentado por energia eletrica. o ideal é usar um pedal com by pass eletrônico, (não serve true by pass)  Mesmo com o efeito desligado o pedal funciona como um amplificador de sinal.

Particularmente acho a ideia do pedal interessante. Se for um pedal de drive por exemplo você pode usar o controle de ganho pra dar uma esquentada no som, o controle de tone pra equalizar e o level como um volume.

Um compressor também serve, assim como com o controle de ganho e tone do pedal de drive, você só precisa tomar cuidado pra não exagerar no efeito, porque depois de convertido pra digital você  não tem como voltar atras.

Na verdade qualquer pedal serve como uma direct box, desde que ele tenha by pass eletrônico. Se você não for usar o efeito do pedal basta desliga-lo e usar como by pass.

Uma observação ultima observação seria legal uma alternativas de pré que tenham algum controle de volume pois pode ser que o sinal de entrada fique baixo e precise ser aumentado.

Vale lembrar que instrumentos com captação ativa já possuem um pré-amplificador embutido. logo não há necessidade desse malabarismo todo.

Hoje em dia existem opções baratas pra fazer esse serviço, cabos USB, mini interface, se você grava sempre sugiro pensar numa dessas alternativas, vai ver que nem sai muito caro e você não tem que montar toda uma parafernalha toda vez que for gravar.

Espero ter ajudado, qualquer duvida deixe um comentário.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  ©Meu Timbre - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo