terça-feira, 24 de novembro de 2015

Por que preciso de um pré amplificador em minha pedaleira?

Minha primeira pedaleira multi-efeitos foi uma Zoom 1010, bem simplesinha e portátil (cabia dentro do bag da guitarra tranquilamente). Essa pedaleira tinha duas simulações de amplificadores bem simplesinhos também que sinceramente nunca usei, (Pelo menos não lembro de ter usado muito). Bom, de lá pra cá a coisa evoluiu muito e hoje temos verdadeiras maquinas de timbres. Várias opções no mercado com infinidades de simulações de amplificadores famosos.

É natural que um guitarrista com pouca experiencia em equipamentos se perca no meio de tantas opções, muitos acham que é preciso fazer um curso na "NASA" para aprender a operar esses equipamentos. Já dei muitas dicas sobre como timbrar de de uma forma organizada, sem perder tempo girando botões, você pode conferir aqui.

Nesse post vamos entender o caminho que o sinal que uma guitarra percorre até chegar em nossos ouvidos, assim você poderá entender melhor o porque das coisas e como usa-las de forma correta.



O amplificador


O amplificador é composto por três seções: Pré amp, Power amp e Alto-Falantes.

No pré amp é onde o timbre acontece, é aqui que fica o input do seu amp, onde fica a seção de equalização. Alguns modelos de amplificadores podem possuir dois ou mais canais por pré. Geralmente um clean e um ou dois canais distorcidos.

Depois de moldado o sinal vai para o power que é onde ele ganha força e é amplificado pra depois seguir para o auto-falante, que é onde o sinal se transforma em energia acústica e se dispersa pelo ambiente

Quando você tem um "combo", todas as três seções vem montadas em uma caixa apenas, que pode ter um, dois ou quatro auto-falantes, e esses podem ser de diversas polegadas.

É comum também se ter o pré amp e o power numa única caixa o que chamamos de "Head" ou "Cabeça", ou como alguns preferem "cabeçote." Nesse caso você vai precisar de uma caixa pois o head não tem a seção de falantes.

Entendeu o que é um amplificador? Agora vem a confusão. Nas pedaleiras modernas existe uma seção de pré amp que costuma simular vários amplificadores famosos. Logo o timbre pode ser moldado nessa seção de pré. O raciocínio é o mesmo, a diferença é que é um aparelho compacto e você esta trabalhando, num ambiente virtual.

Quando você usa uma simulação de um "Vox AC30" em sua pedaleira você esta simulando virtualmente a seção de pré desse amplificador. É preciso entender que o timbre é formado no pré do seu amplificador, por isso varias simulações diferentes numa mesma pedaleira, dessa forma você tem vários tipos de prés.

Devo ligar minha pedaleira no input do amp?? Depende, pedaleiras que são feitas para serem ligadas em linha (numa mesa de som, ou sistema de P.A) costumam ter uma saída própria pra isso, geralmente com volume de linha (guitarra e demais instrumentos tem volume mais alto que o volume de microfones).

Entenda, alguns multi efeitos são somente pré amplificadores ou seja, eles não possuem nem o power nem a seção de falantes. É o caso do Pod 2.0 (o vermelhinho) que foi muito popular nesse tipo de projeto ou o seu genérico , V-amp2.

Esse tipo de aparelho precisa de algum tipo de amplificação e tem somente saída com volume de linha, ou seja, são equipamentos feitos para serem ligados em sistemas com uma entrada especifica de linha não no input de um amplificador de guitarra. Nesse caso é melhor pluga-lo direto em uma mesa de som, ou no return de um amplificador (quando esse possuir um loop de efeitos).

O return é uma entrada que pula o pré do amplificador e leva seu sinal direto para o power. Como esse tipo de aparelho é um simulador de pré amp, nesse tipo de ligação estará substituindo o pré de seu amp.

Quando a pedaleira tem tanto a opção de saída de linha e saída para o amp não há problema. Você pode usa-la direto no input do amplificador e ainda simular algum pré amp famoso. A única ressalva que faço é em relação a simulação de falantes.

Por que uma simulação de falantes de guitarra?

Porque alto-falantes de guitarra são próprios para guitarra, ou seja, eles não reproduzem todas as frequências como um Auto Falante Full Range. Quando você ligar seu pedal de distorção direto numa mesa de som sem passar por um falante de guitarras, vai parecer que você está plugado em uma caixa de abelhas porque os falantes normais vão reproduzir agudos e graves que não fazem parte do timbre da guitarra. Resumindo, auto-falantes de guitarra funcionam como um filtro.

Por isso é necessário na falta de uma caixa própria pra guitarra usar um simulador de Auto-Falantes. Se você tem um amplificador de guitarra, não há necessidade de usar um simulador de falantes. O simulador de falantes da pedaleira perde a função. 

Entendendo o caminho que o sinal percorre fica mais fácil saber onde chegar com seu equipamento. Esse também é outro motivo do porque é tão difícil conseguir o timbre daquele CD daquela banda que você curte.

Alem de possuir um amplificador igual foi usado na gravação, é preciso entender que o som que saiu do auto-falante foi microfonado, depois passou por um pré de microfones, depois por todo canal de uma mesa de gravação, depois veio todo o processo de mixagem, máster, etc... É bem provável que o timbre final que você ouve no CD seja bem diferente do que o guitarrista ouvia na sala enquanto gravava. Mas isso é outro assunto.

Grande abraço.

9 comentários:

Henrique disse...

Informação é sempre bem-vinda!

Encontrei um video bom no youtube que explica outros aspectos sobre guitarra e ampli. Tá em inglês.

https://www.youtube.com/watch?v=gdHPKrkVYug


Semana passada resolvi plugar a minha telecaster num mini-sistem antigo da sony, por uma rca. Em uma das regulagens do aparelho, o som fica muito bom!
Testei o som limpo, depois com flanger, depois com overdrive leve. Só não testei com overdrive pesado, porque tenho medo de estragar o aparelho.

Mas o som ficou melhor do que no meu fender frontman!

Unknown disse...

Tudo bem Henrique??

O que pode ter acontecido é que você pode ter usado um dos presets de equalização do aparelho que valorizaram as frequências principais da guitarra, por isso a sensação de melhora no som. Claro, timbre é uma coisa bem subjetiva se você gostou é o que importa. O som limpo não costuma ser problema quando ligamos em alto falantes que não são próprios pra guitarras eles costumam soar até bem. Até mesmo um overdrive leve funciona com uma pré amplificação nesse caso que você sitou. O que é preciso entender é que provavelmente você plugou e tocou num volume confortável pro local onde você estava, quando precisar de mais volume e mais corpo vai ver que esse tipo de ligação não atende as suas necessidades. É importante ressaltar que os alto falantes de guitarra trabalham como filtros rejeitando frequências não desejadas e ressaltando as frequências características do instrumento. Quando ta queimar o aparelho, você só precisa tomar cuidado com o volume de entrada. Essa entrada deve ser configurada pra volume de linha (0Db) se você tomar cuidado para que não entre mais volume que o necessário não ha perigo de queimar o aparelho. Lembrando que, essa situação não é comum por não ser um aparelho feito pra isso, se você levar um aparelho desses pra um ensaio ou apresentação vai ter muita dor de cabeça e não vai se ouvir no meio da banda. A melhor de timbre que você sentiu foi muito mais pelo volume que você tocava do que pelo aparelho em si. Cada coisa em seu lugar, ok???

Unknown disse...

Como desligar o pré-amp,simulação de alto falantes da pedaleira boss gt100?

Unknown disse...

Bom dia Seneval... A simulação de Pré é uma coisa é de auto falante outra. Se não me engano pelo FX Chain você consegue ligar e desligar qualquer ofeito, mas procure no manual. Sobre auto falantes procure por Speakers tipe ou algo do tipo.

Unknown disse...

É possivel usar as simulaçoes de amps da gt100 (no caso) num combo fender com loop, desligando o préamp do fender e ligando algum simulador da gt, ou seja, sem ser 2 amps em linha? Se possivel qual o melhor método? Ví que vc disse acima pra ligar direto no input, mas no input nao seria ligar 2 amps em linha (amp analógico e a sim. da gt) ? Obrigado

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Tudo bem Felipe BBC? Você pode ligar no input do amp e selecionar output combo na pedaleira como preferência de de saída. Para usa-lá como pré ligue na entrada Return no loop assim você liminar o pré do fender.

Abraço!!!!!

Anônimo disse...

Douglas, muito obrigado pelas informacoes! Sempre é muito bom dividir conhecimento!

Tenho uma dúvida, que creio que voce, que deve entende mais do que eu sobre "engenharia do som", gostaria de saber se eu ligar minha pedaleira G1X junto com dois pedais (Wah VOX e Mini Fuzz Face) no meu amplificador valvulado (Bugera V5 Infinium), será que o som ficará valvulado? Ou será que prejudicará a qualidade do som (valvulado) pelo fato de estar ligado a pedaleira?

Aguardo resposta,

Forte abraco!

Christovam Matheus

Unknown disse...

Que bom que gostou....

Quando usamos equipimentos plugados em amplificadores temos duas decisões a tomar.

1. Podemos optar por não alterar o timbre do amplificar (ou pelo menos alterar o mínimo possível ) e usamos pedais, pedaleiras, etc... Para colorir e enfeitar esse timbre.

2. Podemos trabalhar o timbre do amplificador o mais clean possível e timbrar na pedaleira.

Você precisa escolher qual lhe agradá mais. Ampli válvulado tem uma característica muito própria dificilmente você perderá isso. O que vejo acontecer muito é as pessoas trabalharem num volume tão baixo que as válvulas nem esquentam aí você perde aquele sim cremoso e comprimido da válvula.

Só mais uma coisa, alguns pedais de Fuzz não se comportam bem tendo outros pedais antes deles. Aí é melhor liga los antes de tudo logo na saída da guitarra. Aconselho fazer experiências pra ver onde ele soa melhor.

Abraço.

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  ©Meu Timbre - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo