segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Equalizando - Corpo ou Brilho???

Dicas de microfonação e equalização


Semana passada falei sobre a importância de se pensar num conceito antes de meter a mão no equalizador e sair timbrando sem saber onde se quer chegar. Quem não leu pode conferir o artigo Aqui.

Acho isso mais importante do que sair girando botões. Se você sabe onde quer chegar escolher o caminho fica bem mais fácil. Não adiantar deixar a guitarra com um timbre maravilhoso tocando sozinha, pois quando entrar os outros instrumentos ela vai ter que brigar por espaço.

Hoje vou falar de outra dica que pode nos ajudar a entender como funciona a equalização na hora de buscarmos um determinado timbre. Para isso vou falar de microfones, isso mesmo microfones!!!


Os microfones tem duas características interessantes que podem nos auxiliar na hora de usa-los. Uma é o chamado efeito de proximidade.

Quando você aproxima um microfone da fonte ele aumenta a resposta de graves. Esse grave na maioria das vezes pode não soar natural e até mesmo exagerado, mas, sabendo dessa característica podemos usa-la a nosso favor.

Vamos imaginar um violão com um timbre magro, sem corpo, você pode aproximar mais o microfone dele na hora da captação assim a resposta de graves aumenta e com isso vem mais corpo.

Ou o contrario!!! Pode ser que os graves estão sobrando, aí você pode afastar o mic pra diminuir a resposta de graves.

Outra característica, é que se você coloca o microfone fora de eixo com a fonte sonora a resposta de agudos diminui.

Microfones condenser de baixo custo por exemplo, costumam soar bem ásperos com sobras de médios-agudos. Ok!!! Você pega seu microfone pra gravar um violão e percebe que ele deixa o timbre do instrumento muito brilhante e estridente.

Se você colocar o mic fora de eixo, digamos... Uns 45°, isso vai reduzir a resposta de agudos e deixar o violão com menos brilho, amenizando assim o timbre estridente.

Só que não há uma medida padrão, você precisa fazer experiencias até achar a posição e o angulo do microfone onde o timbre lhe agrade mais.

Pense bem!!! É o mesmo que ter um equalizador de duas bandas embutido no microfone, uma de graves e uma de agudos, legal?

Concordo que a maioria não costuma microfonar  amp, principalmente quem toca mais em casa por hobby, e numa situação ao vivo você não tem muita flexibilidade pra trabalhar a posição dos microfones.

Mas entenda como isso funciona.

Os graves controlam o corpo do som e os agudos o brilho. Simples???

Ok!! Não é tão simples assim, imagino que aí vai um monte de perguntas na sua cabeça, tipo:


Mas quanto de corpo (graves) e quanto de brilho (agudos)???

Isso é difícil de responder, pois depende do instrumento, em que situação você o ouve? Perto ou longe do amp, ou seja, vários fatores.

O ideal é aprender a identificar um problema e usar o equalizador pra resolver.


Falta brilho?? Falta corpo??? Aprenda a fazer essas perguntas antes de mexer no microfone e/ou no equalizador, isso vai ajudar muito.

Alguns exemplos pra ajudar.

No áudio abaixo a guitarra foi gravada com o microfone apontando para o centro do falante.
Note como a resposta de agudos é muito mais presente, deixando o timbre mais brilhante.





No próximo exemplo o microfone foi colocado próximo a borda do falante.
Note como a resposta de agudos diminuiu drasticamente e agora o timbre não é tão brilhando como no primeiro exemplo.





Nesse outro, o mic foi afastado, e a resposta de graves diminuiu, o timbre também ganhou um pouco mais do som da sala.




Essas posições de microfones foram exageradas pra se ter os extremos. Por exemplo,entre o centro do falante e a borda tem muito timbre, você precisa mexer no microfone até achar o ponto ideal.

Conclusão.

Quando microfono qualquer coisa seja um amp de guitarra, uma voz, um violão e etc... Sempre faço essas duas perguntas:

Preciso de mais ou menos corpo (Graves)???

Preciso de mais ou menso brilho (agudos)???

Tento conseguir o melhor timbre já na fonte microfonando de forma correta e usando esses conceito que falei.

Quando preciso usar o equalizador faço as duas mesmas perguntas antes de usa-lo. Depois que decido o que fazer vou no equalizador e dou ganho ou atenuo a banda de frequência que for necessário o ajuste.

E ai???

Você precisa de mais ou menos Corpo???

Mais ou menos Brilho???

No próximo post continuo com mais dicas sobre o assunto.

Um abraço.





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