terça-feira, 30 de dezembro de 2014

A influencia da madeira no timbre de um instrumento acústico

a influência da madeira no timbre de um instrumento


Vejo pela internet discussões acaloradas sobre madeiras. Coisas do tipo: "Basswood é horrível, uma boa Fende sempre é feita em Ash ou Ader." são tipicas. Então resolvi dar minha opinião sobre o assunto.



O timbre final de um instrumento é formado por varias componentes e o tipo de madeira é apenas uma delas. A ponte da guitarra  por exemplo e seu material, independente se suspensa ou presa a madeira tem papel importante no timbre.

O tipo tamanho e formato de trastes também

De que é feito o nut?

Calibre das cordas. Calibres mais altos soam mais encorpados. Cordas lisas fazem muita diferença pra quem usa guitarras do tipo Archtop.

Até a altura de cordas muda seu som. 

Captadores não apenas transformam o sinal em energia elétrica, mas dependendo de sua construção mudam o timbre de seu instrumento significativamente atenuando algumas frequências e realçando outras.

Isso falando apenas da construção do instrumento, se pensarmos toda a cadeia temos mais variáveis.

Você usa dedos ou palhetas? Usa palhetas finas ou duras ou moedas, cabos longos ou curtos, muitos ou poucos pedais, amplificador valvulado ou transistor.

Até mesmo a posição que você coloca o amplificador na hora de ouvir muda sua percepção de timbre, assim como a sala onde você ouve seu amplificador.

Enfim, são varias coisa pra se preocupar e ficar encanado com o tipo de madeira não vai resolver seu problema.

O que diferencia um instrumento caro de um mais em conta é a sua construção, geralmente feita com todo cuidado de forma quase artesanal, tendo todo um cuidado especial na hora de escolher as peças e partes desse instrumento.

Já no caso de instrumentos baratos, geralmente são feitos em uma linha de produção, fabricados em massa sem muito critério na escolha das peças e madeiras.

Isso vai interferir no timbre final? Claro!!! Mas como eu disse apenas mais uma conta nessa equação.

Não adianta muito você ter um instrumento com uma ótima resposta harmônica de seu madeiramento se no meio da cadeia você vai ligar um pedal distortion no talo, esmagando, e comprimindo tudo quanto é harmônico.

As vezes as pessoas se preocupam muito com uma parte e se esquecem de outras também importantes, o equilíbrio é importante.

Instrumentos baratos podem ter bom som? Claro!!! Como disse são muitas as contas nessa equação, obviamente que no meio de dez instrumentos mais baratos você pode escolher um ou dois com ótimos timbres, já em instrumentos mais caros essa porcentagem muda.

A simples troca de captadores pode mudar muito seu timbre. Duas guitarras feitas de corpo em alder podem soar muito diferentes de uma pra outra. Se você mudar os captadores de uma das duas aí a mudança é ainda mais notória.

Uma dica pra finalizar.

Antes de pensar em tipos de madeiras ou captadores, ou qualquer coisa que envolva timbres, pense primeiro onde você quer chegar, que tipo de som pretende fazer?

Guitarristas de som pesado geralmente não se preocupam tanto em achar o timbre perfeito da madeira, geralmente eles vão usar tanto ganho que outras coisas acabam sendo mais importantes como punch e definição.

Estilos que exigem mais dinâmica geralmente se beneficiam mais de instrumentos acusticamente detalhados.

Pra quem busca versatilidade, aí complica mais geralmente uma parte sempre é sacrificada.


Espero ter ajudado.

Abraço a todos, e um Ótimo 2015 

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