sexta-feira, 23 de março de 2012

O primeiro amplificador de guitarra

Imagem ilustrativa do texto



Quando vc decide comprar um equipamento, vc tem que pensar nas suas nessecidades, pra não sair gastando uma grana que derrepente vc nem tem, e principalmente não se arrepender depois. Muita gente me procura dizendo que tal amplificador é ruim e gastou um dinheirão nele, e agora não serve pra nada. Já tive casos de alunos que compraram uma pedaleira de ultima geração e não ficaram satisfeitos, pois nunca chegavam no timbre dos sonhos.

Sempre quando vc for comprar um equipo é legal primeiro responder algumas perguntas antes de sair gastando...

Quanto posso gastar????

Qual a finalidade???

Vou usar pra que???

Que estilo musical vou tocar????

Preciso de um amp pra sons clean, ou mais sujos mesmo???

Quero um valvulado ou um transistoriado???

Se vc vai tocar só em casa mesmo, estudar e tal, um amp pequeno é ideal, 10 ou 15 Watts ja tá de bom tamanho, assim vc não encomoda os vizinhos, e nem seus familiares.

Tenho um amigo que comprou amp de 50 watts, o cara não toca em nenhuma banda, usa somente em casa pra se divertir, por hobby mesmo. Toda vez que ele liga o amp, usa o volume no 2 ou 3 não passa disso, e ja é bem alto!!! Acima disso já fica impossivel ficar em casa!!! Conversar enquanto toca???  Impossivel!!!!
Pra se ter uma ideia, com um amp de 50 watts, vc consegue tocar em palcos de médios a grandes (dependendo do sistema de monitores), as veses nem é precisso passar com o volume do 5 ou 6, e vc consegue se ouvir, ouvir a banda e os outros no palco te ouvirem também. Agora, imagina esse volume todo dentro de casa????

Uma outra coisa que vale a pena colocar é que se vc não tem muita grana, e vai usar muito mais o som limpo que saturado, compensa pegar um amp trasistoriado, com um bom timbre limpo, visto que um bom valvulado mesmo que de potência baixa, costuma ser mais caro, e muita gente prefere usar o canal limpo com drives externos vindo de pedais ou pedaleiras multi-efeitos.

Um valvulado de baixa potência, digamos 7 ou 10 watts que é moda agora, costuma não ter um som limpo, pelo menos em volume alto não. Aquele clean mesmo, limpinho, vc não vai conseguir. Quem procura isso num valvulado prefere pegar um amp de potência média, pra alta, assim vc tem um headroom maior e pode trabalhar com ele em volumes altos, e ainda ter um clean legal.

Amplificadores de baixa pontência costumam ser nervosos, conforme vc vai abrindo o volume de pré e de master as valvulas vão saturando, por isso fica dificil ter um som limpo em volumes altos nesse tipo de amplificador. Mais ao meu ver isso que é o bacanda do amp pequeno. Jimmy Page gravou muito coisa do Zeppelin com um amp de baixa potência, o Gilmour também em muitas entrevistas diz prefirir o amps pequeno pra gravar, Clapton usou muito um fender champ.

Alias deem uma sacada no que esse pequeno amp pode fazer.



Esse disco quase inteiro foi gravado com um fender Champ. Pô!!! Sonzeira!!!! Alias esse disco é muito bom, recomendo.

Em relação a potencia, pensa num carro de formula 1 andando na cidade... Vc vai andar com ele só de primeira e segunda marcha, não tem como o carro desenvolver. Vc vai estar usando somente parte de sua potencia...

O mesmo acontece com o amp de guitarra, se vc comprar um amplificador pra usa-lo no volume 2 ou 3, vc vai estar usando somente 1/4 de sua potencia, então é melhor ter um amp menor e usar pelo menos metade da potencia, seria mais lógico!!!

É preciso lembra também que amplificadores transistoriado não foram feitos pra trabalhar no limite, (com volume perto do 10) o som é horrivel, gera distorções não harmonicas, e o falante não responde bem, costuma rachar. É o contrario de um valvulado que em determinado volume as valvulas começão saturar e a acrescentar harmonicos e compressão ao timbre, é por isso que guitarristas amam valvulados.

Tem a questão dos simuladores também, mais isso é assunto pra um outro post.

Espero ter ajudado, mandem seus comentários, pra que a gente troque experiencias e opiniões.
Um abraço.

10 comentários:

Anônimo disse...

Bom, pra começar, eu sei o quanto é difícil escolher o primeiro amplificador, ainda mais quando vc não entende muito bem sobre isso. Há muitos detalhes importantes a serem considerados e, se não quisermos nos arrepender comprando errado, é bom procurar ajuda nesse trabalhoso processo de pesquisa. As dicas que estão aqui nesta postagem me ajudaram muito!!! Com certeza muitas pessoas podem ter uma ideia melhor do que procurar depois desta leitura. Só acrescento que é necessário calma ao escolher os modelos, porque a pressa de comprar logo só atrapalha. Parabéns ao meu amigo, Douglas Rosa, pela criação do blog e pela iniciativa que ajudará muitas pessoas. Beijooos!

Rafael Mederos disse...

Muito massa cara! E dificil achar um espaco assim na net, pois todos ja estao ate com teia de aranha de tao desatualizados rsrs... realmente a primeira guita, o primeiro ampli etc, sao coisas de se pensar bem antes de abrir a mao e soltar a grana, ate o animo para estudar vem de escolher o equipamento certo... parabens! Vou ta acompanhando aqui!

Unknown disse...

Valeu cara, vou fazer o maximo pra manter sempre atualizado, e aquela sua sujestão pra falar sobre modos ta anotada aqui... vou fazer um post sobre isso, só precisa ser bem pensado pq é um assunto extenso, e seria legal sitar alguns exemplos também...

Adm disse...

Lembro do primeiro pedal que comprei: um overdrive. Nem era o que queria, procurava por uma distorção mesmo mas na ansiedade de sair tocando acabei comprando e frustrei. Nos 2 primeiros anos ele quase não teve utilidade cheguei a pensar em vendê-lo e tal... 4 anos depois da compra do meu primeiro efeito ainda tenho esse overdrive e confesso que só agora de 1 ano pra cá é que ele realmente começou a ter utilidade. Sempre fui um pouco impulsivo quanto a efeitos, quem conhece meu set sempre me pergunta por que o phase sempre fica de lado kkkk vivendo e aprendendo.
Hoje já tenho consciência do que pretendo tocar e do que realmente vai ser útil

Parabéns pelo blog Douglas

Unknown disse...

Vc tocou num ponte importante Edson, é muito importante definir um estilo pra depois comprar as coisas certas, vejo muita gente com guitarras de captação single de baixa saída querendo tocar prog metal, com aquelas distorçoes super compridas e tudo mais, dizendo que a guitarra é ruim, sendo que na verdade ela ta sendo empregada no estilo errado...

Levi Queiroz disse...

Para quem ñ conheçe adquiri recentemente um pedrone Super Clean combo...divino timbre dos fender twin pela metade d preço...valeu Douglas

Unknown disse...

Cara esse pedrone é muito bom mesmo, tem o acedo também que tem amps ótimos, esse da foto no post é um vira-latas da gato preto, muito bom também, pra quem gosta de classic rock é perfeito...

Guilherme Henrique disse...

Muito boa a iniciativa Tigrão!
É sempre bom ter um espaço como esse pra tirar dúvidas e compartilhar das experiências e conhecimentos!
Com certeza vai ser muito útil pra nós guitarristas! FTW!

Unknown disse...

Opa, valeu galera, espero poder ajudar com algumas informações e experiencias. E vai ser legal podermos trocar informações e experiencias pelos posts... Um abraço a todos.

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  ©Meu Timbre - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo