quarta-feira, 28 de março de 2012

Você conhece sua guitarra?????

Imagem ilustrando o texto.


Muitos guitarristas passam a vida inteira sem usar o pontênciomentro de volume ou de tone de suas guitarras, muitos acham que esses knobs foram feitos pra ficar no "talo" e não mexer mais. E com isso perdem a oportunidade de conhecer novos timbres novas idéias. Conheço pessoas que nem sequer trocam a chave de captadores de posição, elegem um som como melhor e passam quase toda a vida usando esse unico som.

A guitarra (se não o maior), é um dos intrumentos com
  maior possibilidades de expressão. Um guitarrista com criatividade e vontade de experimentar, consegue extrair sons desse instrumento que muitas pessoas nem
  sonham que seria capaz de fazer.

A gama de sons que você consegue simplesmente manipulando os controles de sua guitarra é enorme, estou falando exclusivamente da guitarra, nem to citando efeitos como pedais  e toda tecnologia que envolve a guitarra. Aí a coisa já aumenta, e muito!!!


Só pra citar alguns exemplos:

Joe Bonamassa nesse video usa o controle de volume com maestria e consegue extrair sons fantasticos, as veses até lembrando um viollino.








Outro exemplo que vale apena postar aqui também é do Jerry Donahue. Prestem atenção nos bends desse cidadão!!!




No video ele usa uma técnica de bends atras do hea
 dstock, que é fantastica.


É lógico que nada disso é novo, se vocês procurarem vão achar "n" pessoas usando essas técnicas, mais o que eu queria colocar aqui nesse post, é que muita gente passa um bom tempo comprando e testando equipamentos e mais equipamentos em busca do timbre perfeito, (ou do timbre do cara que se é fã), mais não conhecem sua guitarra, o que ela pode fazer, qual o seu poder de fogo!!!

Na minha opinião, timbre é guitarra, amplificador e a mão de quem toca. O que entra no meio desses dois é perfumaria, enfeite. Então, primeiro de tudo, saiba o que sua guitarra pode fazer pra depois sair aumentando seu setup, e gastando uma grana boa pra fazer isso.

Um exercicio que acho legal, é plugar a guitarra direto no amp, sem pedais, somente guitarra e amplificador. Tente conhecer o que cada controle f
 az. Alguma vez vc já fez isso????

Comece pela guitarra, feche o tone e passe um bom tempo tocando com o tone no zero. Depois toque com o tone todo aberto, vc vai perceber que sua guitarra é muito mais aguda do que vc pensa.

Depois passe para o amplificador. Zere agudo e médio, e abra o grave, toque por um tempo, depois faça o mesmo com o médio, depois com agudo, você vai perceber que o som básico da guitarra esta nos médios.

Experimente brincar com o volume de sua guitarra enquanto usa um pedal de overdrive ligado, (O overdrive de amplificador ou pedaleira também serve). Se esse overdrive for realmente dinamico vc vai perceber que você tem varios estágios de ganho só no botão de volume de guitarra. Uso muito esse recurso.

Costumo timbrar meus drives num ponto onde eles sujam o sinal mais sem embolar, daí controlo no potênciometro de volume da guitarra a quantidade de distorção que quero.

Consigo sons desde cleans, passando por crunchs chegando a bem saturado, trabalhando dessa forma.

Vou citar um exemplo:

Se quero um som clean, uso o pontênciometro de volume no 3 ou quatro, se quero um crunch, subo o volume pro 5 ou 6, se quero uma coisa mais suja, pra um solo por exemplo, uso no maximo!!! Isso tudo com o drive ligado direto, sem desligar o pedal, ou sem mudar de pedal.

Agora, isso tudo funciona pra drives mais dinamicos, se vc costuma usar distorções extremas, cheias de compressão vai ser dificil ter o efeito desejado, e outra coisa, alguns drives não são dinamicos, aí não rola também.


Eu não gosto muito de pedais ou pedaleira do tipo faz tudo, uso drives mais leves, quando quero mais ganho, mais distorção, combino dois pedais. Pra mim soa mais natural, do que um pedal só com ganho no talo. Essa dica serve também pra drives de amplificad
 ores e pedalerias, não só pra pedais.



As veses o cara passa um bom tempo programando varios bancos na pedaleira, cada um com uma equalização, um efeito diferente. Isso deixa o técnico de som com uma baita dor de cabeça pra colocar a guitarra na mix, cada hora é um som, uma equalização.


Num outro post, falo sobre pedais de boosters, funções, e finalidades...



To postando uma trilha que fiz pra ilustrar esses conseitos, e pro post ficar mais descontraído também.


Uso basicamente dois pedais, overdrive e delay , as diferenças de timbres são feitas nos controles da guitarra.



Magrela Blues by douglasrosa




Deixem seus comentários.

Um abraço a todos.



4 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom! Parabéns pelo post!

Unknown disse...

Obrigado!! Seja bem vindo...

fabiocristovao disse...

Muito legal.. Parabéns!
grande abraço..
continue postando...por favor!
at
Fábio

Unknown disse...

Obrigado Fábio, as vezes demoro um pouco pra postar por estar muito atarefado, estou tentando algumas alternativa pra não deixar muito tempo sem postar...

Obrigado pela visita...

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  ©Meu Timbre - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo