quinta-feira, 5 de abril de 2012

Fragmentos


 Exercício de técnica é um porre!!! Chatos, entediantes, muitas das veses o aluno demora a chegar num resultado satisfatório, e acaba desistindo no meio do caminho. Bom, pelo menos na minha opinião e percepção parece ser assim. Mais e aí, como chegar num resultado bom sem precisar desses exercícios???? Acho meio dificil, você precisa acustomar suas mãos a fazerem certos movimentos, pra que elas estejam preparadas pra executar determinadas frases, riffs e acordes. Sem treino adequado isso seria muito dificil. Pense num atleta de maratona, sem treinar antes é impossivel o cara conseguir um resultado bom na hora da corrida, e as veses é até mesmo difícil completar a prova.
 
 A algum tempo já, tenho optado por não fazer exercicios puramente técnicos. Explico!! Prefiro trabalhar idéias musicais, que tenham algum sentido melódico. P
 or exemplo: Se preciso trabalhar palheta alternada, pego algum trecho de musica ou frase aonde esse fun
 damento (palhetada alternada) predomina. Por exemplo um choro brasileiro, pode ser "Noites Cariocas - Jacob do Bandolim." Você pode pegar um trecho onde você vai trabalhar bem a pelhetada alternada e repeti-lo em loop. Chamo essa idéia de fragmentos, pois vamos trabalhar apenas fragmentos, trechos de frases, melodias.
 
Dei exemplo de um chorinho, mais você pode usar outros estilos. Quer um exemplo??? A introdução de "Fear of the Dark - Iron Maiden." Nesse trecho a palhetada alternada predomina, e com isso passa a ser um ótimo exercicio de palhetada. Alias, os riffs dessa musica são ótimos pra esse tipo de estudo. O interessante é você usar idéias musicais, coisa que te motivem e que soem como música não como exercicio, puramente técnico.

 

Estudando


Pensando nisso separei alugns fragmentos da escala de sol maior pra gente trabalhar:

O primeiro exemplo é um fragmento da escala de sol maior na quarta posição. A idéia aqui é trabalhar a palhetada alternada e sincronia das duas mãos. Preste muita atenção na acentuação, sugiro que você exagere nela. Acêntue sempre a primeira nota de cada
  grupo de semicolcheias. Comece lento, sem se preocupar com a velocidade, prestando atenção nos movimentos das mãos. Embora pareça simples, o exercício é eficaz.


 
O exemplo 2, 3, e 4,  fazem parte do mesmo fragmento, só que agora deslocamos a acêntuação, hora para o dedo 2, hora para o dedo 4. Mesma recomentação do primeiro exemplo.





 

No exemplo 5, o fragmento é o mesmo, mais uso a troca de cordas e a figura rítmica agora é a tercina de colcheia, pra variar um pouco. Você pode usar a semicolcheia também se quiser, aí vai perceber que a acêntuação muda de dedo da mão da escala, conforme tocamos o fragmento em loop. Acho legal abrir um parenteses aqui:
É extremamente importante estudarmos acêntuação com todos os dedos da mão da escala, muitos musicos tem dificuldades de iniciar uma frase pelos outros dedos da mão da escala, que não seja o dedo 1, isso é até compreensivel. Pelo formato dos shapes (desenhos) das escalas, a tendência é exigirmos mais do dedo 1 quando estudamos. 

 

No exemplo 6, uso quialtera de 6.



Todos esses exemplos são estudados com palhetada alternada, e em loop. (repetição) Começando lento pra memorizar os movimentos, e quando sentirmos mais segurança a velociadade pode ser aumentada aos poucos. Use sempre metronomo. E mais uma coisa, "mais vale uma nota só, bem tocada, que um monte de notas todas emboladas."



Usando um trecho de musica pra estudar

O proximo exemplo é a parte A do choro, "Tico-tico no fubá - Zequinha de Abreu."

Adaptei esse exemplo pra guitarra, porque com ele a podemos treinar vários fundamentos como palhetada alternada, ligados, arpejos e saltos de cordas. As recomendações são as mesmas do exemplo anterior, tocar lento primeiro, e usar metronomo. Com esse exemplo o cuidado é maior ainda, pois é comum o iniciante querer tocar na velocidade normal da música já de cara, mesmo que as notas não saiam perfeitas. É bom se policiar nesse sentido.


 


Esses exemplos abrangem grande parte dos movimentos que usamos tanto da mão da palheta, como da mão da escala. Sugiro fazer mudanças periódicas nos fragmentos. Pequenas mudanças já fazem uma grande diferença no estudo. Vocês podem mudar a acêntuação de lugar, mudar o fragmento de região, de corda, usar outros fragmentos. Tudo vai depender da necessidade de cada um, do que você precisa melhorar. Tenho usado esse tipo de idéia nas minhas aulas e tenho conseguido ótimos resultados.

Coloque desafios e objetivos pra se alcançar no estudo, assim você sempre tera motivação pra estudar. Tocar guitarra não tem que ser um sacrificio, tem que ser prazeiroso. Toque o que gosta, nunca toque por obrigação. Sinta prazer em estudar.

Espero que isso ajude. Um abraço!

Fiquem a vontade pra comentar.

1 Comentário:

Anônimo disse...

Excelentes dicas para estudo. Os exercícios de técnica são chatos, assim como os desenhos de escala. São importantes, mas também desmotivantes. É preciso muita paciência e força de vontade para manter um ritmo de estudo. No fim, o resultado é compensador... Porém, nada melhor do que estudar de uma forma mais agradável. Eu mesma já desisti de decorar 5 posições para cada tipo de escala. kkkkkkkkkkk

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